O controle de caixa é um procedimento administrativo que possui grande importância para a gestão da empresa, garantindo que não haja divergências nos dados relacionados com as entradas e saídas de dinheiro que acontecem diariamente na empresa.
A tarefa de registrar toda a movimentação, normalmente, fica a cargo de um gestor financeiro, demandando uma atenção especial da empresa, por a partir desse processo, será possível compreender melhor o sistema financeiro da mesma.
Por essa razão, o controle de caixa deve estar no centro das operações de uma empresa, pois cuidar dele é também cuidar da saúde financeira do seu negócio.
Afinal, o controle de caixa representa um verdadeiro fluxo de dinheiro da sua empresa e, quando monitorado da maneira correta, permite aos gestores uma visão mais ampla da situação da empresa.
Mas afinal, por que o controle de caixa é tão importante?
A principal função do controle de caixa é fazer com que os gestores sejam capazes de analisar o saldo da empresa e consigam ver rapidamente a situação atual do caixa.
Ou seja, o controle de caixa dá ao gestor a oportunidade de identificar o dinheiro que está à disposição do negócio naquele momento, bem como as fontes recentes de receitas ou despesas.
As informações sobre o fluxo de caixa diário, ou, até do mês, já apontam se a empresa está caminhando rumo ao lucro ou ao prejuízo nesse período.
Dessa forma, os gestores podem prever problemas que aconteceriam ao final do mês, por exemplo, e já antecipar as soluções. Além disso, o controle de caixa ainda soma às excelentes tomadas de decisões.
Como fazer o controle de caixa da minha empresa?
De forma geral, existem duas formas para se fazer um controle de caixa. A primeira é por meio de um software financeiro, já com espaço para os lançamentos. A segunda é por meio de uma planilha, que pode ser feita no Excel, contendo as seguintes informações:
- Saldo do período anterior;
- Saldo atual;
- Descrição da movimentação de entrada;
- Descrição da movimentação de saída;
- Receita (valor das entradas);
- Despesa (valor das saídas);
- Movimento (total de entrada ou saída de cada movimentação).
É preciso analisar todas as despesas, separando-as por categorias: fornecedores, funcionários, contas da empresa. Assim, você vai saber quanto de dinheiro está indo para cada uma dessas áreas.
Esse é um modelo simplificado para realizar o controle de caixa, porém, é preciso de muito profissionalismo em cada etapa, para que assim, a veracidade das informações seja garantida, da forma mais profissional possível.
Evollua Contabilidade: Gestão e Assessoria Contábil, Fiscal, Trabalhista, Societária, BPO e Controladoria Estratégica
Fundada no início de 2017, a Evollua Contabilidade nasceu com o objetivo de trazer um serviço de qualidade e eficiente na gestão e assessoria dos departamentos essenciais para uma empresa.
Para tal, nos estruturamos tendo como base pilares como a transparência, eficiência, comprometimento e uma equipe de profissionais altamente qualificados que atuassem com dedicação.
E com isso, construímos o que temos e somos hoje, uma Contabilidade de confiança que atua na gestão e assessoria de empresas, levando seus negócios a outro patamar.
Para contratar nossos serviços entre em contato pelo telefone (47)3398.0147 ou WhatsApp (47)99111.0147 ou no endereço Rua Modesto Fernandes Vieira, nº 205, Sala 2, Bairro Dom Bosco, em Itajaí/SC.