A organização financeira engloba ações que vão desde o registro da compra de um clipe até a decisão de realizar investimentos para potencializar o crescimento do negócio.
O financeiro de uma empresa tem o poder de estruturar o negócio por inteiro. Por isso, saber como organizar o financeiro de uma empresa é uma habilidade crucial para manter o organismo empresarial funcionando e dando frutos.
Administrar as finanças da sua empresa pode parecer assustador, principalmente se você não sabe por onde começar, concorda conosco? Mas fique tranquilo: essa sensação de impotência é conhecida por muitos empresários.
Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes que ajudarão a desenvolver uma organização financeira para a sua empresa, colocando as finanças do seu negócio nos trilhos. Confira.
Dicas para uma boa organização financeira
Entenda a sua situação financeira
O primeiro passo é saber como está a sua situação financeira. Isso envolve ter consciência de todas as despesas fixas, as dívidas acumuladas, os gastos variáveis e a renda mensal. Com isso, é possível fazer um balanço e analisar como vão as finanças.
Além disso, é importante especificar todas as fontes que contribuem para a sua renda e as suas despesas.
É com base nessa avaliação que você poderá definir objetivos, como quitar uma dívida, separar uma quantia para poupar ou planejar suas metas. Afinal, com esse entendimento, você tem em mente o quanto precisa ganhar mensalmente para arcar com as despesas.
Registre todas as movimentações financeiras da empresa
Um bom controle é o resultado do registro rigoroso das movimentações financeiras do negócio. Em outras palavras, ter controle das finanças significa ter todos os dados da empresa na ponta do lápis.
Seja no papel, no Excel, em aplicativos ou softwares especializados, anotar todas as receitas, todos os custos e despesas é uma máxima para administrar seus números.
O registro mensal fornece demonstrativos importantes para tomada de decisões, como redução de custos e investimentos. Sem ele, sua empresa fica à mercê da sorte, podendo entrar em colapso a qualquer momento.
Tenha um plano de emergência para lidar com momentos conturbados
Nenhuma empresa está a salvo de lidar com momentos difíceis. No entanto, poucas delas estão aptas a passar por períodos conturbados preparadas para diminuir seus impactos.
Sabe aquela frase motivacional que diz: você não pode controlar as coisas que acontecem com você, mas pode controlar a forma como reage a elas?
É disso que se trata um plano de emergência empresarial: prever situações complexas e preparar respostas estratégicas para cada tipo de situação. Seja uma crise econômica, mudança nas tendências de consumo e etc.
Por isso, prepare um plano de ação emergencial estratégico para o seu negócio e, mais do que isso, tenha uma reserva de emergência empresarial muito bem construída.
Evollua Contabilidade: Gestão e Assessoria Contábil, Fiscal, Trabalhista, Societária, BPO e Controladoria Estratégica
Fundada no início de 2017, a Evollua Contabilidade nasceu com o objetivo de trazer um serviço de qualidade e eficiente na gestão e assessoria dos departamentos essenciais para uma empresa.
Para tal, nos estruturamos tendo como base pilares como a transparência, eficiência, comprometimento e uma equipe de profissionais altamente qualificados que atuassem com dedicação.
E com isso, construímos o que temos e somos hoje, uma Contabilidade de confiança que atua na gestão e assessoria de empresas, levando seus negócios a outro patamar.
Para contratar nossos serviços entre em contato pelo telefone (47)3398.0147 ou WhatsApp (47)99111.0147 ou no endereço Rua Modesto Fernandes Vieira, nº 205, Sala 2, Bairro Dom Bosco, em Itajaí/SC.