Vamos pensar em um navio. Se a controladoria fosse um tripulante, ela seria o navegador e não o capitão da embarcação. Isso porque sua responsabilidade é manter o comandante informado sobre localização, distância percorrida, velocidade, previsão do tempo, rotas, desvios e caminhos traçados no mapa para que o navio chegue em segurança ao destino. Porém, para exercer esse papel, o tripulante precisa ter raciocínio lógico e habilidade para prever possíveis reações aos planos traçados.
Logo, podemos concluir que o navio precisa de controle, mas sem deixar de lado técnicas diferenciadas para garantir uma viagem tranquila. Trazendo para a realidade corporativa, podemos dizer, então, que é preciso controle das informações operacionais, financeiras e contábeis, mas sem deixar de lado a busca por conhecimento, novas soluções e tendências que façam o negócio crescer e se desenvolver a cada dia. A essa união de controle e visão de futuro damos o nome de controladoria estratégica, que é o nosso assunto de hoje.
O que é a controladoria estratégica?
Pela nossa introdução ao assunto, já deu para perceber que a controladoria deixou de ser apenas uma área operacional, certo? Agora, ela atua também como apoiadora da estratégia da empresa, mais especificamente como fornecedora de informações financeiras e não financeiras para os gestores. É como se a empresa tivesse sobreposto às áreas de contabilidade, administração e planejamento estratégico e, da interseção delas surgisse uma nova área, cujo objetivo é apoiar os processos de análise, planejamento, implementação e controle da estratégia empresarial para facilitar as tomadas de decisões.
Podemos dizer, assim, que ter uma controladoria estratégica é uma forma de pensar no futuro. Por isso, ela deve estar integrada ao processo de decisão das organizações e envolver um extenso conhecimento do negócio e uma verificação sistemática de tendências.
Como funciona a controladoria estratégica
Para colocar a controladoria estratégica em prática — e realmente alcançar seus benefícios — é preciso seguir algumas etapas. Vamos a elas:
1 – Análise estratégica e reconhecimento de necessidades
O primeiro passo é fazer uma análise do planejamento estratégico da empresa para entender para onde ela deseja ir. Também é preciso saber quais são as suas necessidades. Se o plano estratégico prevê uma redução de custos, por exemplo, é preciso encontrar meios de melhorar cada vez mais o uso de recursos de modo a tornar toda a estrutura mais barata. Diante disso, fica a cargo da controladoria iniciar esse planejamento com o objetivo de mapear ações que sejam adequadas à essa necessidade.
2 – Aquisição e análise de dados
Com o conhecimento do primeiro passo em mãos, é hora de ir em busca dos dados concretos, que são aqueles que dão sustentação à operação. Eles podem ser conseguidos por meio de auditorias internas, aquisição de dados gerenciais e análises numéricas e qualitativas dos resultados do negócio. Baseando-se nisso é possível encontrar padrões e tendências que não tenham sido percebidos anteriormente pelo negócio de maneira geral. A partir daí, é possível orientar e dar instruções que podem ser seguidas pela empresa de modo a atingir as metas e objetivos.
3 – Acompanhamento de resultados
Não basta reunir os dados e fazer análises pontuais, é preciso fazer um acompanhamento constante dos resultados de modo a identificar quais são os impactos de cada decisão e mudança, com a finalidade de garantir um maior detalhamento para otimizá-los. A controladoria, portanto, é um trabalho de médio e longo prazo, em que é possível identificar a criação de novos padrões e o surgimento contínuo de novas tendências, especialmente as baseadas em decisões anteriores do negócio. Esse controle também serve para que sejam corrigidas rapidamente decisões que tenham sido tomadas de maneira incorreta.
Por que você precisa ter uma controladoria estratégica?
Vamos voltar ao nosso navio e imaginar que agora ele fará um cruzeiro. Pense que todo o planejamento está pronto: a rota foi traçada, as paradas foram programadas, os custos estão todos devidamente calculados e o cruzeiro zarpou. No entanto, lá no meio do oceano, mesmo com toda manutenção em dia, uma peça do motor quebra e você precisa fazer uma parada de emergência para consertar.
Para contornar a situação, você precisará saber tudo sobre o navio: quantos quilômetros já foram navegados, quanto combustível ainda tem e quais as paradas mais próximas, no mínimo. Enfim, é preciso o máximo de detalhes para alterar o plano sem deixar de chegar ao destino final, garantindo a satisfação dos clientes sem deixar a lucratividade da empresa de lado.
A controladoria estratégica funciona de forma semelhante. Além de fornecer as informações básicas para o bom andamento da organização, ela também consegue oferecer dados para que o plano estratégico seja cumprido, independentemente dos imprevistos que ocorrerem durante o caminho.
Diante disso, podemos destacar como vantagens da controladoria estratégica:
- O diagnóstico de deficiências dentro dos processos da empresa, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade;
- A identificação das situações de progresso, estagnação ou recuo no desempenho do negócio, garantindo ganhos de competitividade e facilidade em atingir os objetivos planejados;
- O reconhecimento das potencialidades dentro do mercado e o aproveitamento das oportunidades de maneira eficiente;
- A otimização dos resultados dos processos internos e o aumento da assertividade na tomada de decisão;
- A previsão de futuros desafios dentro do mercado.
Conclusão
Colher os resultados da implantação de uma controladoria estratégica na sua empresa é um investimento de longo prazo, sim, mas que precisa começar a ser planejado agora.
Referência: https://bit.ly/3zpQlcO
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