É bem provável que você aplique controladoria e finanças na gestão empresarial da sua empresa. Mas nem sempre essa atividade é colocada em prática — e essa ação contraindicada é capaz de colocar em risco o desenvolvimento, o crescimento e a sobrevivência do negócio.

Pode parecer exagerado, mas essa é uma função estratégica. De modo geral, controladoria e finanças estão inter-relacionados, o que agrega eficiência, lucratividade, produtividade e redução de custos. Ao mesmo tempo, o processo decisório é simplificado, porque os dados estão disponíveis e são analisados de maneira precisa antes de definir o melhor rumo a seguir.

Então, qual é o papel desse recurso na gestão empresarial? Quais são os benefícios oferecidos? Como isso contribui para o planejamento financeiro da companhia? Essas são algumas perguntas que vamos responder nesta matéria. Acompanhe!

 

O que é controladoria?

A controladoria  em Itajaí é uma função composta por diferentes atividades, que trabalham com métodos de administração, contabilidade e outras áreas. Sua finalidade é otimizar a gestão empresarial a partir de planejamento, execução e controle para subsidiar as tomadas de decisão acertadas.

Por contar com diferentes profissionais, esse setor gerencia e analisa atividades em curto e longo prazos, além de consertar erros executados e aumentar as chances de acerto.

Por isso, o trabalho vai além dos aspectos burocráticos, como cálculo e controle financeiro e de custos operacionais, contratação de colaboradores, compra de materiais ou monitoramento das finanças.

Na verdade, oferece uma visão sistêmica, que abrange o conhecimento da cadeia de valor da organização e do mercado. Diante desse contexto, as principais funções dessa área são:

  • desenvolver, manter e sistematizar planos operacionais condizentes com os objetivos organizacionais, isto é, que estejam relacionados à missão da companhia;
  • organizar, avaliar e compreender os dados coletados a fim de tomar decisões mais acertadas e gerar as demonstrações exigidas por stakeholders;
  • atualizar custos gerenciais do negócio para que as informações se mantenham seguras e sirvam de base para o controle da empresa;
  • supervisionar impostos e manter um relacionamento com auditores externos e internos, ao mesmo tempo que monitora as funções de tesouraria.

Mais que esses propósitos, há outras funções adicionais que podem ser agregadas pelos profissionais de controladoria. Entre elas estão:

  • gestão da cobertura de seguros;
  • condução de ofertas públicas de títulos;
  • tratamento com possíveis investidores e credores;
  • delimitação dos valores de crédito dos clientes;
  • gerenciamento dos investimentos da empresa.

Quando finanças e controladoria estão interligadas, o resultado é o aumento da competitividade da organização, com melhorias na produtividade, eficiência e lucratividade.

Portanto, essa é uma função estratégica e com papel gerencial, que precisa ser executada por um controller.

Esse profissional precisa ter conhecimentos amplos, que garanta a avaliação de indicadores gerenciais e um detalhamento claro das informações. É assim que se torna possível prever problemas e implementar melhorias, que visem ao crescimento organizacional.

 

controladoria em itajai 300x189 - Controladoria em Itajaí: qual é o seu papel na gestão empresarial?

 

Qual é o papel de controladoria e finanças na gestão empresarial?

A empresa pode ter um setor específico ou trabalhar a partir da premissa da controladoria. Em qualquer um dos casos, o propósito é reunir informações com base em padrões de análise técnica para embasar as tomadas de decisão. Por isso, é necessário contar com quatro pilares:

  • contabilidade: registra os fatos e fornece as informações contábeis;
  • matemática: é a ferramenta de análise lógica;
  • direito tributário: repassa os conhecimentos referentes à legislação;
  • administração: fornece as bases de orientação geral.

Considerando esse contexto, é preciso compreender alguns critérios técnicos importantes sobre o assunto. Veja quais são eles!

 

Responsabilidades

A controladoria em Itajaí tem o dever de repassar informações de qualidade e exatas, seja no modelo analítico, seja no método sintético. O fundamental é garantir o subsídio às tomadas de decisão. 

Devido a essas responsabilidades, essa área é uma das mais importantes na empresa, porque fornece informações sobre os cenários internos e externos do negócio.

Além disso, esse processo contribui para a gestão embasada em dados, que levam a decisões mais precisas. Caso contrário, a organização pode enfrentar prejuízos significativos.

Para que todas essas funções sejam abrangidas, as principais atividades exercidas pelo controller são as seguintes.

 

Assessoria financeira e executiva

Seu objetivo é auxiliar o crescimento econômico organizacional. Por isso, são realizadas indicações de negócios e finanças, e repassados feedbacks sobre o orçamento. Ademais, há o apoio à liderança em decisões financeiras.

 

Elaboração de relatórios financeiros gerenciais e auditoria

Os profissionais externos e especializados fazem a auditoria financeira dos relatórios junto ao controller. Essa medida ainda consolida, define e monitora o controle interno dos documentos.

 

Aconselhamento sobre a elaboração do orçamento

O controller utiliza análises e projeções financeiras para desenvolver e controlar o orçamento empresarial. Esse processo é executado a partir de processos de contabilidade gerencial para garantir o cumprimento das diretrizes legais. 

 

Elaboração de análises financeiras

O objetivo aqui é fazer análises regulares do capital disponível para fazer uma boa gestão do risco. Para chegar a esse patamar, é necessário realizar projeções de vendas e econômica, e pesquisa financeira.

 

Informações de resultados financeiros

As conclusões obtidas das análises financeiras ajudam a tomar decisões financeiras precisas, que abrangem a interpretação dos dados de maneira regular, além do desenvolvimento e da prática de apresentação e elaboração de relatórios de vendas.

 

Regulação das taxações fiscais

O propósito é acompanhar as legislações futuras, porque elas são capazes de influenciar a tributação e as operações da companhia.

Nesse momento, também estão incluídos o monitoramento de riscos e a garantia do compliance, isto é, a execução de melhores práticas. Assim, fica mais fácil reconhecer e se adaptar às mudanças econômicas e organizacionais.

 

Atuação

A atuação da controladoria em Itajaí é mais ampla que apenas a de suporte. Ela costuma subsidiar práticas relevantes para o negócio, como negociações não comerciais, tomadas de decisão gerenciais e conselhos de gestão.

É importante perceber que as outras áreas fornecem o suporte necessário para a execução das atividades de controladoria. Portanto, é fundamental haver um trabalho conjunto do controller com os gestores dos demais departamentos.

Quando esse trabalho em conjunto é efetivado, as funções da controladoria em Itajaí são executadas de maneira apropriada. Basicamente, o intuito é abordar quatro principais vieses:

  • planejamento;
  • organização;
  • direção; e
  • controle, para mensurar a qualidade e a eficiência dos projetos.

Nesse contexto, algumas atividades realizadas por essa área são:

  • custos referentes à contabilidade;
  • gerenciamento de despesas e custos;
  • formação do preço de venda;
  • estratégias para captação de recursos;
  • análise da produtividade e do desempenho dos colaboradores;
  • fluxo de caixa.

Essa explicação evidencia que a controladoria e finanças é mais que uma ação de natureza contábil. Na realidade, impacta todo o sistema empresarial, porque mantém a eficiência da atividade e fornece informações confiáveis que atendam à gestão do negócio e contribuam para a tomada de decisão.

 

Posicionamento na organização

A controladoria e finanças é uma área de apoio, que tende a ficar entre o Conselho de Administração e a diretoria, ou atua como uma das gerências. Normalmente, ela é como um elo entre o gestor do negócio e os gerentes das áreas.

Devido a essa característica, a controladoria em Itajaí tem uma estrutura e um posicionamento diferenciados, que variam conforme as necessidades do negócio. As companhias com uma disposição gerencial mais simples conseguem fazer a implementação de maneira fácil.

Por sua vez, aquelas que são mais desenvolvidas exigem a definição do posicionamento hierárquico, inclusive do controller. Esse aspecto vai variar de acordo com as peculiaridades da companhia e do especialista.

Agora, você já compreendeu exatamente qual é o papel da controladoria na gestão da empresa. Porém, qual é o impacto nas finanças? Vamos explicar melhor em seguida.

 

Qual é a relação entre controladoria e finanças?

A controladoria e finanças tem várias implicações, mas interfere principalmente no quesito financeiro. É uma função de gerenciamento que supervisiona os relatórios financeiros e de contabilidade para garantir o cumprimento e o monitoramento dos controles internos.

O propósito dessa ação é diminuir riscos a fim de prevenir ou minimizar as perdas. A consequência é o alcance mais fácil dos objetivos e a execução das estratégias organizacionais com eficiência e sucesso.

Devido a esses fatores, é indispensável que o controller tenha conhecimentos de caráter multidisciplinar para ter uma visão ampla, que aborde questões estratégicas e gerenciais.

É assim que ele sai da chamada contabilidade financeira para a gerência. Enquanto na primeira os dados são gerados para agentes externos, a exemplo de credores e acionistas, na segunda eles são criados para a gestão.

Com isso, o foco é o planejamento e o futuro do negócio. Os dados embasam as tomadas de decisão, ao mesmo tempo que o profissional especializado busca aspectos que podem ser melhorados, por exemplo, pela redução de custos e gestão de pessoas, que visa à valorização dos colaboradores para potencializar os ganhos obtidos.

Mais que isso, a relação entre controladoria e finanças é fornecer um panorama da empresa, que indicará seus pontos positivos e negativos.

Por meio da análise dos dados, é possível descobrir, por exemplo, a necessidade de aumentar as vendas e, então, fornecer um treinamento para a equipe focado no relacionamento com os clientes.

Percebe como a relação com as finanças impacta outras áreas de negócio? É por isso que a controladoria em Itajaí exibe as informações de maneira lógica e com base em um processo de fácil interpretação. Assim, é possível saber como lidar com as dificuldades.

Apesar da importância da controladoria em Itajaí na gestão financeira empresarial, o foco dessa área é fornecer informações para diferentes atividades, inclusive o RH, o comercial e o operacional. Quer um exemplo de como isso acontece?

O comercial precisa de informações de custos e inflação para precificar produtos e serviços. Já o RH requer dados sobre os gastos com mão de obra e os critérios exigidos no escopo de contratação para fazer uma gestão de pessoas eficiente.

Por fim, o operacional deve tomar decisões rápidas para prevenir, eliminar ou evitar prejuízos derivados de situações negativas.

Como fica claro, o objetivo é alavancar o setor financeiro e, por consequência, outras áreas da empresa. É a partir dos dados fornecidos pela controladoria em Itajaí que o profissional será capaz de aperfeiçoar o desempenho da companhia e delinear estratégias específicas, que contribuirão para a melhoria dos indicadores financeiros e econômicos.

 

Qual é a importância da controladoria?

Considerando todos os aspectos abordados até aqui, é possível perceber que essa área é fundamental para a conquista da competitividade.

A controladoria e finanças na gestão empresarial fortalece o pensamento estratégico e traz uma visão panorâmica dos processos organizacionais, o que garante mais eficiência nas atividades.

A partir das informações fornecidas, os gestores conseguem aprimorar suas atividades e tomar decisões de maneira mais rápida. Com isso, a empresa está mais preparada para reagir perante as demandas do mercado e tem uma postura dinâmica.

Assim, a controladoria em Itajaí auxilia a gestão a partir de três atividades básicas:

  • planejamento: abrange a escolha de uma linha de ação e a delimitação de como as atividades serão executadas;
  • direção e motivação: consiste na movimentação de pessoas para colocar o planejamento em prática e gerir as operações de rotina;
  • controle: garante a realização do plano e sua adaptação conforme o cenário que se apresenta. 

Dentro desse escopo, a controladoria em Itajaí subsidia a elaboração do planejamento financeiro, que considera as necessidades de expansão do negócio e a identificação de desequilíbrios futuros. Dessa forma, o administrador identifica os ativos mais rentáveis para aumentar a lucratividade do negócio.

Mais além, são realizados:

  • controle financeiro: acompanha e avalia a performance financeira da empresa para detectar desvios e a necessidade de fazer ajustes;
  • administração de ativos: objetiva a melhor estrutura dos investimentos empresariais, tanto no que se refere a risco quanto a retorno. O intuito é ter uma gestão eficiente e evitar defasagens na movimentação de dinheiro;
  • gerenciamento de passivos: é voltado para a aquisição de fundos e o gerenciamento da carteira para determinar a estrutura mais adequada no que se refere à liquidez, à redução de custos e ao risco financeiro.

Devido a todos esses critérios, a relevância da controladoria é garantir o crescimento sustentável da companhia, com decisões embasadas e maior chance de acertos.

Ela oferece mais segurança para a gestão e consistência nas informações financeiras, o que possibilita aos gestores compreenderem os processos organizacionais, bem como fazerem o monitoramento e o controle das tomadas de decisão.

Por todos esses critérios, as vantagens dessa prática são variadas. Entre elas estão:

  • consolidação do planejamento financeiro e estratégico;
  • eficiência no processo decisório;
  • controle do planejamento orçamentário;
  • redução de custos;
  • monitoramento do mercado externo para avaliar fatores de impacto;
  • melhoria das estratégias comerciais;
  • aperfeiçoamento das soluções em logística.

 

Qual é o impacto da controladoria na gestão empresarial?

A controladoria em Itajaí é uma ferramenta que contribui para a gestão empresarial. Ela reúne e analisa os dados dos setores e os transforma em relatórios, a serem usados pelos gestores para tomarem decisões mais acertadas.

Quando bem organizado, aprimora o desempenho da administração, além da eficiência e da eficácia do negócio por meio do monitoramento dos indicadores gerenciais e indicação de possíveis deficiências.

Por isso, mais que ter um controller, é preciso que esse profissional domine diferentes áreas de conhecimento. Ele deve ser capaz de elaborar relatórios construtivos, delinear objetivos estratégicos e compreender como os principais setores da organização funcionam, como produção, marketing, financeiro etc.

Nesse contexto, vale a pena contratar uma empresa especializada, como a Evollua Contabilidade. Dessa maneira, é implementada uma controladoria em Itajaí, embasada no orçamento e nos indicadores. Assim, são geradas informações relevantes que levam a insights importantes para o processo decisório.

Do mesmo modo, é analisada a estrutura organizacional, que embasará um planejamento apropriado para o negócio. O resultado é que o controller e os gestores são capazes de traçar estratégias para receber informações de forma ininterrupta e tomar decisões mais eficazes e conscientes.

Referência: https://bit.ly/3ATAyVP

 

Evollua Contabilidade: gestão e assessoria contábil, fiscal, trabalhista, societária, BPO e controladoria estratégica

Fundada no início de 2017, a Evollua Contabilidade nasceu com o objetivo de trazer um serviço de qualidade e eficiente na gestão e assessoria dos departamentos essenciais para uma empresa.

Para tal, nos estruturamos tendo como base pilares, como a transparência, eficiência, comprometimento e uma equipe de profissionais altamente qualificados que atuam com dedicação.

E com isso, construímos o que temos e somos hoje, uma contabilidade de confiança que atua na gestão e assessoria de empresas, levando seus negócios a outro patamar.

Para contratar nossos serviços, entre em contato pelo telefone (47) 3398.0147 ou WhatsApp (47) 99111.0147 ou nos visite no endereço: Rua Modesto Fernandes Vieira, Nº 205, Sala 2, Dom Bosco – Itajaí/SC.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?