Qual é a média de lucro líquido aceitável para um supermercado?
Esse valor pode sofrer variações de acordo com alguns fatores em seu supermercado, alguns deles são: sua região, tipo de produtos, classe consumidora, entre outros.
Contudo, diante de diversos estudos de contabilidade para mercado em Itajaí, o que temos como base de comparação para lucratividade líquida em um supermercado é que esse número deve ser próximo de 5% sobre seu faturamento bruto.
Se seu lucro está muito abaixo dessa marca, com certeza existem pontos a serem melhorados. Mas, se seu lucro já alcançou os 5% sobre o faturamento, saiba que é possível torná-lo ainda maior.
Portanto, sem mais delongas, vamos falar sobre como aumentar os lucros de seu supermercado!
Utilizar cross merchandising com produtos de alta margem de lucro!
“Cross Merchandising” é uma técnica que tem por finalidade cruzar os produtos no ponto de venda que tenham entre si relação direta de consumo destacando-os entre os demais. Essa técnica serve para lembrar o consumidor do produto quando estiver comprando outro item”.
Portanto, você pode usar essa estratégia para que seu cliente compre produtos de margem alta por impulso.
Por exemplo, você pode inserir um cereal matinal com alta margem ao lado do leite UHT que é um produto notável, ou seja, muito procurado pelos consumidores diariamente.
Nesse exemplo, no leite possivelmente seu supermercado não tenha tanta margem (você pode até promovê-lo), porém o cereal possui uma margem muito alta, que no somatório final te dará um excelente resultado.
Vender produtos exóticos e/ou naturais
A cada dia os brasileiros estão mais e mais à procura de produtos de qualidade diferenciada, assim como alimentos saudáveis, para ajudar em suas dietas e bem estar.
Por isso seu supermercado deve aproveitar essas tendências, que por sinal, se tratam de produtos com grande margem de lucro.
Alguns exemplos são: frutas exóticas como Cacau, carambola, framboesa, pitaya e tâmara, assim como toda linha de oleaginosos e sementes naturais.
Evitar perdas
As perdas em um supermercado são inevitáveis, porém é de extrema importância que se insira esforços para que sejam evitadas ao máximo.
Algumas dicas para evitar as perdas são:
- Acompanhar vencimentos diariamente;
- Embalar produtos frágeis como legumes e frutas;
- Fazer promoções;
- Ter controle de estoque em sistema;
- Treinamento da equipe.
Diminuir despesas e custos
É de extrema importância que seus custos e despesas estejam sempre sobre total controle, para que assim te permita fazer análises periódicas para saber se é possível reduzir esses números de alguma forma.
Em supermercados, 1% de custos a mais que deveria já fará total diferença em seus resultados finais, por isso separamos algumas despesas e custos que normalmente possuem a possibilidade de redução aí em seu supermercado:
- Impostos (sempre existem oportunidades de redução tributária em supermercados);
- Equipe/treinamento (verifique se seu quadro de funcionários não está acima do que deveria);
- Perdas (controle muito bem suas perdas, menos perdas=mais lucro);
- Compras (fazer análise de compras pode diminuir seus custos com mercadoria).
Referência: https://bityli.com/RePqqgfU
Evollua Contabilidade: gestão e assessoria contábil, fiscal, trabalhista, societária, BPO e controladoria estratégica em Itajaí
Fundada no início de 2017, a Evollua Contabilidade nasceu com o objetivo de trazer um serviço de qualidade e eficiente na gestão e assessoria dos departamentos essenciais para uma empresa.
Para tal, nos estruturamos tendo como base pilares, como a transparência, eficiência, comprometimento e uma equipe de profissionais altamente qualificados que atuam com dedicação.
E com isso, construímos o que temos e somos hoje, uma contabilidade de confiança que atua na gestão e assessoria de empresas, levando seus negócios a outro patamar.
Para contratar nossos serviços, entre em contato pelo telefone (47) 3398.0147 ou WhatsApp (47) 99111.0147 ou nos visite no endereço: Rua Modesto Fernandes Vieira, Nº 205, Sala 2, Dom Bosco – Itajaí/SC.