Somada à crescente alta dos preços de alimentos, os tributos se tornaram uma parte ainda mais importante da formação de preços dos supermercados. Mas afinal, como fazer a correta gestão de um supermercado e estruturar seus processos de vendas a fim de obter um maior lucro?

A resposta e o processo para tal pode ser um pouco mais complexo do que você pensa, demandando inúmeros conhecimentos tributários e jurídicos. Porém, pode ser obtida com a ajuda de um profissional contábil especializado.

Continue lendo nossa matéria desta semana e confira todas as informações sobre gestão tributária para supermercados!

 

Qual é a importância da gestão tributária para supermercados?

A gestão tributária para supermercado se trata de uma série de ações que tem como objetivo a manutenção da regularidade fiscal do supermercado, assim como, a diminuição da carga tributária sobre ele.

No caso dos supermercados, se a gestão tributária não for observada com o devido cuidado, é possível que o supermercado apresente prejuízos financeiros. Visto que, o mesmo realiza a compra de variados itens, os quais são impactados por diferentes tributações, tornando o processo mais complexo.

Deste modo, realizar uma análise minuciosa da gestão tributária do seu supermercado e de quais produtos podem gerar benefícios fiscais e ações que possibilitem, por exemplo, isenções são capazes de minimizar os impactos dos tributos.

 

entenda as principais diferencas na gestao - Entenda as principais diferenças na gestão tributária para supermercado

 

Quais são os principais tributos pagos pelos supermercados?

Outro ponto importantíssimo para fazer uma boa gestão tributária de supermercados é entender quais impostos incidem sobre a atividade. Uma vez que o conhecimento sobre os mesmo é fundamental para encontrar meios de diminuir a carga tributária.

Os principais tributos pagos pelos supermercados são:

  • Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços:

Mais conhecido como ICMS, este é um tributo de origem estadual, ou seja, os valores são definidos pela unidade federativa, ele incide sobre as mercadorias e serviços que circulam entre cidades, estados ou pessoas físicas ou jurídicas. No caso dos supermercados o ICMS é cobrado a cada venda efetuada.

  • Contribuição social sobre o Lucro Líquido:

A CSLL deve ser paga somente pelas empresas e seus recursos são destinados para financiar ações de seguridade social, como aposentadoria, assistência social e saúde pública. Este imposto é pago por todos os supermercados, seja qual for o regime tributário.

  • Contribuição para o Financiamento de Seguridade (COFINS) e Programa de Integração Social (PIS):

O PIS/Cofins são dois tributos que estão relacionados também à seguridade social. As alíquotas de cada uma dessas contribuições se diferem de acordo com o regime tributário adotado.

Esses são alguns dos principais tributos que os supermercados precisam estar atentos, porém, existem muitos outros fatores que precisam de grande atenção para que não ocorra erros na gestão tributária e por isso é tão importante que o trabalho seja feito por especialistas.

 

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