Para muitos empresários, a contabilidade se resume a calcular impostos, gerar guias de recolhimento e organizar a folha de pagamento. De fato, essas atividades fazem parte do dia a dia, mas cada vez mais essa área se torna estratégica para as empresas e exige uma boa gestão contábil.
Em vez de apenas cumprir tarefas pontuais, a gestão da contabilidade é responsável por planejar e otimizar as rotinas dessa área, de maneira que elas contribuam para o alcance dos objetivos da organização. Dessa forma, ela pode trazer benefícios valiosos para a empresa, desde a minimização das burocracias até a redução de custos.
Agora, então, você vai entender melhor o que é gestão contábil e qual é a sua importância para as empresas. Acompanhe:
O que é gestão contábil?
Gestão contábil é a área responsável pela administração das rotinas, das informações, dos registros e dos documentos que se referem à situação patrimonial e financeira de um negócio.
Esta área se ocupa de uma parte operacional, como a formalização da empresa, a emissão de guias de pagamento, a organização de documentos e registros, a emissão de notas fiscais, o envio de demonstrações contábeis, entre outras atividades.
Porém, ela não deve se resumir a isso. Existe também uma parte estratégica essencial, cuja função é fazer um planejamento da área, alinhado aos objetivos estratégicos da organização, e utilizar os dados coletados a favor do negócio.
A importância e como fazer uma boa gestão contábil
Ter uma boa gestão contábil na empresa traz diversos benefícios como: reduzir burocracias, aumentar a produtividade, economia de recursos, etc.
A gestão contábil não apenas cumpre tarefas nos devidos prazos e com a maior eficiência possível, ela ainda pode melhorar o desempenho de um negócio como um todo, tanto na parte financeira quanto na gerencial.
Além disso, a contabilidade lida com informações estratégicas. A partir delas, é possível identificar oportunidades e tomar decisões importantes, como melhorar a gestão de estoque ou alterar o enquadramento jurídico da empresa, por exemplo.
Portanto, uma boa gestão contábil também é capaz de nutrir os gestores com informações relevantes para a tomada de decisões.
Mas, como fazer uma boa gestão contábil da sua empresa?
Primeiramente, é necessário ter conhecimento e expertise sobre a área, além de formação e registro profissional para assinar determinados documentos e demonstrações contábeis.
Por isso, uma boa gestão contábil começa com os profissionais específicos da área: os contadores. Eles podem ser integrantes da equipe ou terceirizados, mas o importante é que tenham uma relação de proximidade e confiança com o negócio, para que possam atuar como consultores.
Além disso, a contabilidade não pode mais ser pensada de maneira isolada. Para contribuir estrategicamente, ela deve ser integrada às outras áreas, como RH, vendas, estoque e a gestão empresarial como um todo.
Mas essa integração só é eficiente se contar com um sistema informatizado. A gestão contábil não pode depender apenas de registros, notas e documentos físicos. Para agilizar os processos, facilitar o compartilhamento de dados (entre empresa e contador, por exemplo) e garantir a segurança das informações, essa gestão deve ser digitalizada.
Resumindo, uma boa gestão contábil significa uma melhor gestão financeira. Você reduz burocracias e ganha mais produtividade, além de poder analisar de perto os custos e despesas de um negócio. Tudo isso representa economia de recursos e um maior controle sobre o patrimônio e finanças da empresa.
Principais erros que você deve evitar na gestão contábil
Se você já sabe os pilares de uma boa gestão contábil, é importante também saber o que não fazer nessa área. Veja agora os principais erros que você deve evitar:
Omitir informações
A contabilidade precisa contar com informações transparentes. Porém, muitas empresas escondem dados a fim de fugir do peso da tributação. Esse é um erro que você não pode cometer, pois ele gera dados incorretos para os relatórios e para a tomada de decisões e acaba prejudicando o seu negócio na fiscalização da Receita.
Ignorar o planejamento
Contabilidade exige planejamento, mas essa etapa costuma ser ignorada pela maioria das empresas. Esse é o momento de alinhar a área com os objetivos estratégicos da organização, definir os responsáveis, analisar as necessidades da empresa e identificar sua situação financeira e patrimonial. É somente a partir desse planejamento que fica possível organizar a gestão contábil e torná-la eficiente para o negócio.
Referência: https://bit.ly/3Au4g3A
Evollua Contabilidade: gestão e assessoria contábil, fiscal, trabalhista, societária, BPO e controladoria estratégica
Fundada no início de 2017, a Evollua Contabilidade nasceu com o objetivo de trazer um serviço de qualidade e eficiente na gestão e assessoria dos departamentos essenciais para uma empresa.
Para tal, nos estruturamos tendo como base pilares, como a transparência, eficiência, comprometimento e uma equipe de profissionais altamente qualificados que atuam com dedicação.
E com isso, construímos o que temos e somos hoje, uma contabilidade de confiança que atua na gestão e assessoria de empresas, levando seus negócios a outro patamar.
Para contratar nossos serviços, entre em contato pelo telefone (47) 3398.0147 ou WhatsApp (47) 99111.0147 ou nos visite no endereço: Rua Modesto Fernandes Vieira, Nº 205, Sala 2, Dom Bosco – Itajaí/SC.